1) Uma prova com duas questões foi dada a uma turma
de 8º ano com 40 alunos. Dez alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a
primeira questão e 20, a
segunda questão. Quantos alunos erraram
as duas questões?
Reescrevendo a questão, temos
que:
Conjunto Universo = 40 alunos
Acertaram 2 questões = 10 alunos
Acertaram 1ª questão = 25 alunos
Acertaram 2ª questão = 20 alunos
Erraram 1ª e 2ª questões = X
alunos
Portanto: X = 40 – (15 + 10 + 10) = 5 → X =
5
2) Uma agência de turismo lançou um plano de viagem
ao Nordeste do Brasil, no qual a pessoa pode escolher duas dentre estas quatro
capitais: Salvador, Recife, Maceió e Natal.
Quantas e quais são as possibilidades de escolha?
Solução:
Quatro capitais para escolher em
2 combinações diferentes, então temos:
(combinação de 4, dois a dois)
Portanto: São 6 possibilidades de escolha.
3) Quantos números de três algarismos distintos podemos
formar com os algarismos 1, 2, 3 e 4?
Solução:
Portanto: podemos formar 24 números
4) De quantas maneiras diferentes 5 crianças podem
se sentar num banco que tem apenas 3 lugares?
SOLUÇÃO:
Vamos nomear
as crianças de A, B, C, D e E; assim
temos que:
Portanto:
temos 5 x 12 = 60 maneiras diferentes
5) Uma equipe é formada por 6 alunos. Para se conhecerem melhor, o professor
sugeriu que cada um cumprimentasse o outro com aperto de mão e depois se apresentasse. Qual foi o total de apertos de mãos?
Solução:
Temos 6 alunos (A,B,C,D,E e F),
cumprimentando 2 a
2.
6) De quantas maneiras você pode colorir esta flor
usando quatro lápis de cor diferentes e uma cor para cada pétala?
Temos que: Para a
primeira pétala, tem-se 4 possibilidades. Para a segunda, 3 possibilidades
porque uma cor já foi usada, para a terceira, 2 e para a última 1, logo a
resposta é 4*3*2*1 = 24 modos diferentes.
7)
De quantas maneiras diferentes 3 pessoas podem se
sentar em um sofá de 3 lugares?
Solução:
Para primeira posição tem 3
possibilidades; para segunda posição 2 possibilidades e para última posição 1
possibilidade: Logo temos que 3*2*1 = 6
maneiras diferentes.
8)
Observe que, se x ϵ N e x > 5, podemos
representar os possíveis valores de x pelo conjunto {6,7,8,9,...}. Do mesmo modo, se x ϵ Z e x < 2, temos o
conjunto {..., -3, -2, -1, 0}.
Então represente o conjunto
formado pelos possíveis valores de x em cada item a seguir:
a) x ϵ N e x < 3
Resp.: {0, 1, 2}
b) x ϵ Z e x ≥ -2
Resp.: {-2, -1, 0, 1, 2, 3, ...
}
c) x ϵ N e x < 0
Resp.: conjunto vazio
d) x ϵ Z e x <0
Resp.: {..., -3, -2, -1}
10) A idade atual de Marisa é o quíntuplo da idade
de Paula. Daqui a 9 anos, a idade de
Paula será 4/11da idade de Marisa.
Descubra as idades atuais de Marisa e Paula.
11)
Todo número inteiro pode ser representado como
potência de 2 ou como soma de duas ou mais potências de 2 distintas.
Por exemplo: o número 45 (45 = 20
+ 22 + 23 + 25) é representado como soma de 4
parcelas.
Escrever o número 100 como soma
de potência de 2.
Solução:
Muuuito obrigada. Me ajudou muito
ResponderExcluirObrigado por ter passado por aqui. Hoje, postei mais assuntos.
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